Green Rio 2024 reúne representantes internacionais em ano do G20 e inclui economia azul |
A 12ª edição do Green Rio/Green Latin America consolidou-se como um dos principais eventos do cenário internacional de bioeconomia, reunindo 4.470 inscritos e 91 expositores de diversos setores na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. A edição de 2024 foi uma iniciativa oficial Rio Capital do G20. O evento contou novamente com o Workshop Brasil-Alemanha e realizou a primeira edição do Blue Economy Rio Summit.
Patrocínios e Apoios:
• SEAS (Secretaria do Ambiente do Estado do RJ) e Blue Economy Rio Summit: Lançado em parceria com a SEAS, o Blue Economy Rio Summit focou no tema da economia azul e saneamento. Segundo estudo da OCDE para bioeconomia azul global, que teve dois representantes presentes no Green Rio, este mercado pode atingir US$ 3 trilhões até 2030. SEAS teve um estande interativo, com oficinas e palestras.
• Banco do Brasil apresentou atuação em bioeconomia e na agricultura, destacando sua estratégia, investimentos, projetos e atuação socioambiental.
• Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) do município do Rio de Janeiro apoiou o Espaço Metropolitano: área com estandes de soluções sustentáveis voltadas para o desenvolvimento urbano (ex. IBAM, Embrapa, Senai Cetiqt, terceiro setor e startups).
• Águas do Rio destacou seus investimentos para o abastecimento de água e saneamento em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro.
• SEBRAE participou com os estados do Rio de Janeiro e Amazonas. RJ levou empreendedores que atuam no tema de pequenos negócios do mar, dividindo o auditório com o CSS (Centro Sebrae de Sustentabilidade) do MT. Sebrae AM com empresas principalmente em áreas da bioeconomia relacionadas a alimentos e cosméticos.
• Consulado da Alemanha apoiou através do Workshop Brasil Alemanha (ver próximo ítem)
• ApexBrasil participou do painel CEAL (Conselho Empresarial para América Latina) sobre negócios internacionais.
• AEDIN reuniu empresas que são parte do programa simbiose industrial, em parceria com Dinamarca e Governo do Estado do RJ. Associados estiveram presentes, como Cladtek, Ternium, Fábrica Carioca de Catalisadores e projetos da Casa da Moeda.
• SONDA apresentou em seu estande soluções tecnológicas frente aos desafios climáticos e ambientais para descarbonização e economia circular. IBM participou como parceira.
• FINEP esteve presente com especialistas em diferentes áreas da economia verde e apresentando editais e iniciativas.
• Ambipar realizou a neutralização de carbono do Green Rio através de créditos certificados pela Verra.
O evento teve como parceria institucional: FIRJAN (participação do presidente na abertura), DWIH (Centro Alemão de Ciência e Inovação), AMCHAM, Cluster Naval, ACRJ e Estácio.
Resultados
Total de 4.470 visitantes com aumento de 10% no número de visitantes;
91 expositores;
+ 170 palestras em sete espaços de conteúdo, incluindo auditórios do evento e de apoiadores;
Realização do Blue Economy Rio Summit;
Workshop Brasil-Alemanha com temas de bioeconomia, economia do mar e energia;
Países presentes: Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Índia, Suécia, Finlândia, Luxemburgo, França, Itália, Argentina, Peru e Panamá;
98% dos expositores participariam novamente do Green Rio;
95% dos expositores tiveram satisfação geral atendida;
Conteúdo Green Rio / Green Latin America
Como um dos principais destaques do evento, estão os mais de 170 palestrantes. No auditório bioeconomia, investimentos verdes com Luxemburgo, Alemanha e Brasil. Pesquisa e indústria reuniu L´Oréal, Firjan e Senai. Painel CEAL (Conselho de Empresários da América Latina) contou com ApexBrasil e presenças internacionais sob moderação de Ingo Plöger. No segundo dia do evento, houve o Workshop Brasil-Alemanha. Em seguida, a economia circular foi debatido por indústria, entre eles, AEDIN e Washington (EUA); Biomas/Desenvolvimento contou com Fundo Amazônia/BNDES, OCDE, iniciativas da Amazônia.
No primeiro dia do auditório azul, a abertura foi da SEAS. Águas do Rio, OCDE, Suécia, entre outros, deram sequência. No 2º. dia, painel internacional contou com a presença do cônsul dos Estados Unidos, além de representantes da Índia, África do Sul e G20. Painel do cluster tecnológico naval teve moderação da Emgepron e no horário BlueRio, startups da economia azul Brasil-Portugal.
Participação Brasil – Alemanha no Green Rio
O workshop contou com a participação do Vice-Cônsul Joachim Schemel, representantes do BMEL (Ministério da Agricultura da Alemanha), ministérios brasileiros (MCTI e MDA), além de empresas (ex. Porto do Açú) e instituições dos dois países. Em encontros paralelos Brasil-Alemanha no Green Rio: GIZ, GOPA e Agrosuisse apresentaram programas em bioeconomia.
Outros destaques no Green Rio 2024
• Encontro da Câmara técnica do CONLESTE, formado por 16 municípios do estado do RJ, com presença de secretários e lançamento de projeto em bioeconomia na região;
• Encontros de negócios em parceria do evento com Sebrae (sessões de negócios em ASG, energia e startups); e Associação Comercial do RJ (comércio exterior);
• Assinatura pela AEDIN, Governo do Estado do RJ (SEDEICS, SEAS, SECC), Washington State Department of Commerce e CSI (EUA) da Declaração de Princípios da International Industrial Symbiosis Alliance (IISA)
• Painéis em salas paralelas reuniram ainda IBAM (clima e municípios), iniciativa carbono azul, energia (Finlândia e FGV), descarbonização (RISE e FGV) e economia do mar (SEBRAE SC);
Bioeconomia, tecnologias e economia circular na Expo
• Amazônia esteve presente com o Sebrae AM, através de um grupo de 32 pessoas, levando
produtos da bioeconomia amazônica; e o domo de tecnologia Amazônia 4.0;
• Meiwa apresentou sua experiência com embalagens biodegradáveis e recicláveis. SENAI Inovação em Biossintéticos e Fibras expôs novos materiais sustentáveis, além de fibras naturais.
• Guarany com máquinas e equipamentos para agricultura e prevenção de incêndios.
• Associação RISE lançou com investidor Sai do Papel o primeiro Deep Tech Lab do RJ, além de expor startups com drones, bioinsumos e tratamento de água e solo;
• CEASP (região dos lagos, RJ) apresentou FoodHub e seu centro privado nacional de abastecimento de alimentos;
• UERJ Energias Renováveis com sistemas de energia solar e eólica e InovaUFRJ através do veículo off-road a hidrogênio. SNASH com startups de clima e edutech;
• Iniciativas do terceiro setor (Ex. IncluirPetrópolis e Reverse- Morro da Babilônia)
Bioeconomia azul e tecnologia marítima na Expo
• Empresas presentes através de Pequenos Negócios do Mar com Sebrae Rio;
• Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro;
• Algicultura nos estandes da SEAS-RJ e InovaUFRJ;
• Protótipo de barco solar, oceanografia da UERJ e barco coletor de resíduos (SEAS-RJ)
• BR Marinas com projetos de descarbonização;
Segurança alimentar e turismo
No 3º. dia do evento (sábado), Grupo Cataratas e AquaRio apresentaram seus investimentos com moderação do grupo Rio Vamos Vencer/Trem do Corcovado. Painéis discutiram segurança alimentar, agricultura (Banco do Brasil), alimentação escolar (parceria Suécia), orgânicos, além de longevidade com nutricionistas (organização do CBAN).
Em breve, mais informações sobre a data do Green Rio / Green Latin America 2025 e do 2º Blue Economy Rio Summit!
Concordo com termos de uso e políticas de privacidade do Green Rio