Green Rio 2024 reúne representantes internacionais em ano do G20 e inclui economia azul

A 12ª edição do Green Rio/Green Latin America consolidou-se como um dos principais eventos do cenário internacional de bioeconomia, reunindo 4.470 inscritos e 91 expositores de diversos setores na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. A edição de 2024 foi uma iniciativa oficial Rio Capital do G20. O evento contou novamente com o Workshop Brasil-Alemanha e realizou a primeira edição do Blue Economy Rio Summit.

Patrocínios e Apoios:

SEAS (Secretaria do Ambiente do Estado do RJ) e Blue Economy Rio Summit: Lançado em parceria com a SEAS, o Blue Economy Rio Summit focou no tema da economia azul e saneamento. Segundo estudo da OCDE para bioeconomia azul global, que teve dois representantes presentes no Green Rio, este mercado pode atingir US$ 3 trilhões até 2030. SEAS teve um estande interativo, com oficinas e palestras.
Banco do Brasil apresentou atuação em bioeconomia e na agricultura, destacando sua estratégia, investimentos, projetos e atuação socioambiental.
Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) do município do Rio de Janeiro apoiou o Espaço Metropolitano: área com estandes de soluções sustentáveis voltadas para o desenvolvimento urbano (ex. IBAM, Embrapa, Senai Cetiqt, terceiro setor e startups).
Águas do Rio destacou seus investimentos para o abastecimento de água e saneamento em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro.
SEBRAE participou com os estados do Rio de Janeiro e Amazonas. RJ levou empreendedores que atuam no tema de pequenos negócios do mar, dividindo o auditório com o CSS (Centro Sebrae de Sustentabilidade) do MT. Sebrae AM com empresas principalmente em áreas da bioeconomia relacionadas a alimentos e cosméticos.
Consulado da Alemanha apoiou através do Workshop Brasil Alemanha (ver próximo ítem)
ApexBrasil participou do painel CEAL (Conselho Empresarial para América Latina) sobre negócios internacionais.
AEDIN reuniu empresas que são parte do programa simbiose industrial, em parceria com Dinamarca e Governo do Estado do RJ. Associados estiveram presentes, como Cladtek, Ternium, Fábrica Carioca de Catalisadores e projetos da Casa da Moeda.
SONDA apresentou em seu estande soluções tecnológicas frente aos desafios climáticos e ambientais para descarbonização e economia circular. IBM participou como parceira.
FINEP esteve presente com especialistas em diferentes áreas da economia verde e apresentando editais e iniciativas.
Ambipar realizou a neutralização de carbono do Green Rio através de créditos certificados pela Verra.

O evento teve como parceria institucional: FIRJAN (participação do presidente na abertura), DWIH (Centro Alemão de Ciência e Inovação), AMCHAM, Cluster Naval, ACRJ e Estácio.

Resultados

Total de 4.470 visitantes com aumento de 10% no número de visitantes;
91 expositores;
+ 170 palestras em sete espaços de conteúdo, incluindo auditórios do evento e de apoiadores;
Realização do Blue Economy Rio Summit;
Workshop Brasil-Alemanha com temas de bioeconomia, economia do mar e energia;
Países presentes: Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Índia, Suécia, Finlândia, Luxemburgo, França, Itália, Argentina, Peru e Panamá;
98% dos expositores participariam novamente do Green Rio;
95% dos expositores tiveram satisfação geral atendida;

Conteúdo Green Rio / Green Latin America

Como um dos principais destaques do evento, estão os mais de 170 palestrantes. No auditório bioeconomia, investimentos verdes com Luxemburgo, Alemanha e Brasil. Pesquisa e indústria reuniu L´Oréal, Firjan e Senai. Painel CEAL (Conselho de Empresários da América Latina) contou com ApexBrasil e presenças internacionais sob moderação de Ingo Plöger. No segundo dia do evento, houve o Workshop Brasil-Alemanha. Em seguida, a economia circular foi debatido por indústria, entre eles, AEDIN e Washington (EUA); Biomas/Desenvolvimento contou com Fundo Amazônia/BNDES, OCDE, iniciativas da Amazônia.

No primeiro dia do auditório azul, a abertura foi da SEAS. Águas do Rio, OCDE, Suécia, entre outros, deram sequência. No 2º. dia, painel internacional contou com a presença do cônsul dos Estados Unidos, além de representantes da Índia, África do Sul e G20. Painel do cluster tecnológico naval teve moderação da Emgepron e no horário BlueRio, startups da economia azul Brasil-Portugal.

Participação Brasil – Alemanha no Green Rio

O workshop contou com a participação do Vice-Cônsul Joachim Schemel, representantes do BMEL (Ministério da Agricultura da Alemanha), ministérios brasileiros (MCTI e MDA), além de empresas (ex. Porto do Açú) e instituições dos dois países. Em encontros paralelos Brasil-Alemanha no Green Rio: GIZ, GOPA e Agrosuisse apresentaram programas em bioeconomia.

Outros destaques no Green Rio 2024

• Encontro da Câmara técnica do CONLESTE, formado por 16 municípios do estado do RJ, com presença de secretários e lançamento de projeto em bioeconomia na região;
• Encontros de negócios em parceria do evento com Sebrae (sessões de negócios em ASG, energia e startups); e Associação Comercial do RJ (comércio exterior);
• Assinatura pela AEDIN, Governo do Estado do RJ (SEDEICS, SEAS, SECC), Washington State Department of Commerce e CSI (EUA) da Declaração de Princípios da International Industrial Symbiosis Alliance (IISA)
• Painéis em salas paralelas reuniram ainda IBAM (clima e municípios), iniciativa carbono azul, energia (Finlândia e FGV), descarbonização (RISE e FGV) e economia do mar (SEBRAE SC);

Bioeconomia, tecnologias e economia circular na Expo

• Amazônia esteve presente com o Sebrae AM, através de um grupo de 32 pessoas, levando
produtos da bioeconomia amazônica; e o domo de tecnologia Amazônia 4.0;
• Meiwa apresentou sua experiência com embalagens biodegradáveis e recicláveis. SENAI Inovação em Biossintéticos e Fibras expôs novos materiais sustentáveis, além de fibras naturais.
• Guarany com máquinas e equipamentos para agricultura e prevenção de incêndios.
• Associação RISE lançou com investidor Sai do Papel o primeiro Deep Tech Lab do RJ, além de expor startups com drones, bioinsumos e tratamento de água e solo;
• CEASP (região dos lagos, RJ) apresentou FoodHub e seu centro privado nacional de abastecimento de alimentos;
• UERJ Energias Renováveis com sistemas de energia solar e eólica e InovaUFRJ através do veículo off-road a hidrogênio. SNASH com startups de clima e edutech;
• Iniciativas do terceiro setor (Ex. IncluirPetrópolis e Reverse- Morro da Babilônia)

Bioeconomia azul e tecnologia marítima na Expo

• Empresas presentes através de Pequenos Negócios do Mar com Sebrae Rio;
• Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro;
• Algicultura nos estandes da SEAS-RJ e InovaUFRJ;
• Protótipo de barco solar, oceanografia da UERJ e barco coletor de resíduos (SEAS-RJ)
• BR Marinas com projetos de descarbonização;

Segurança alimentar e turismo 

No 3º. dia do evento (sábado), Grupo Cataratas e AquaRio apresentaram seus investimentos com moderação do grupo Rio Vamos Vencer/Trem do Corcovado. Painéis discutiram segurança alimentar, agricultura (Banco do Brasil), alimentação escolar (parceria Suécia), orgânicos, além de longevidade com nutricionistas (organização do CBAN).

Em breve, mais informações sobre a data do Green Rio / Green Latin America 2025 e do 2º Blue Economy Rio Summit!

*Em observância da legislação vigente relacionada a LGPD, bem como a lei que protege os direitos autorais e de propriedade intelectual, a Green Rio procura garantir que os conteúdos divulgados pelos palestrantes estejam em conformidade com suas respectivas legislações.
Neste sentido, palestrantes e expositores do evento, são previamente informados da obrigatoriedade de cumprimento da legislação e se responsabilizam, expressamente, pelo conteúdo de suas apresentações e divulgações, estando cientes de que qualquer infração identificada será a ele direcionada.
Sendo identificado qualquer infração por parte do palestrante/expositor, o conteúdo será retirado do ar.*

Concordo com termos de uso e políticas de privacidade do Green Rio

Compartilhamento da página