Conheça os negócios de impacto e startups presentes no estande do Sebrae RJ no Green Rio

T&D Sustentável
Freewet Estética Automotiva a Seco
Monthal
Sollytch
Armazém Sustentável
Bossapack, Bolsas e Mochilas sustentáveis
Organica Moda
Simbiose Ecosoluções
PAC ÓLEO
Bio+Waste Oil Recycling
Flori Tech
RECICOTRON
Spirulina/Pluralgae
520 Negócios Ambientais / Plataforma de Serviços ecossistêmicos

T&D Sustentável
A T&D Sustentável é uma franqueadora localizada na cidade de Macaé, com 13 franquias a nível nacional, mais 4 unidades próprias. Somos uma empresa de serviços e tecnologia própria, focada exclusivamente na gestão eficiente de recursos hídricos, gerando redução de gastos para estabelecimentos comerciais que chegam até a 70% diretamente na fatura de água, além de toda comodidade, praticidade, marketing verde, entre outros benefícios.
Trabalhamos com um modelo no qual o cliente contrata nosso serviço com implementação de tecnologia 100% gratuita, livre de riscos contratuais e sem nenhum tipo de transtorno com obras. A partir desse momento, passamos a receber um ticket relativo a 50% da economia que geramos, garantindo que meu cliente só pagará um valor proporcional a sua economia, tendo dessa forma bônus financeiro, além de todo acesso a tecnologia e serviço de gestão.

Freewet Estética Automotiva a Seco
Produtos de fabricação própria, biodegradaveis, com notificação na Anvisa e Tecnologia Anti Risk.

Monthal
Somos uma empresa de lingerie noite que tem uma forte atuação no segmento de sustentabilidade ambiental. Tendo uma grande linha produzida com tecidos naturais e ecologicamente corretos, provenientes de tingimentos sustentáveis e produção de tecidos que utilizam técnicas produtivas ambientalmente corretas. Além de termos projetos referencia de reutilização de retalhos e aparas de tecido que se transformam em joias e acessórios de moda. Neste ano de 2022 foi eleitas umas das 10 empresas privadas brasileiras destaque no prêmio estratégias ODS 2022. Prêmio que reconhece empresas que tem um forte trabalho de cunho socioambiental.

Sollytch
Nossa empresa oferece uma plataforma digital para rastreabilidade e compliance de produtos agrícolas e agroprocessados. Temos o serviço de rastreabilidade como central para oferecer em uma só solução além da rastreabilidade e o compliance ambiental, também um monitoramento da qualidade de produtos e processos e a qualificação dos seus ativos de sustentabilidade. Todos esses serviços centrados na rastreabilidade com transparência e auditabilidade.

Armazém Sustentável
As nossas instalações são certificadas orgânicas, o planejamento da nossa fábrica foi projetado de forma sustentável.

Bossapack, Bolsas e Mochilas sustentáveis
Trabalhamos com materiais reciclados e produção local. Na temática ambiental e social, trabalhamos com 4 povos originários. Kayapó, Xikrin, Huni Kuin e Xipaya. O modelo em que atuamos é da economia da cooperação e da funcionalidade. Trabalhamos em REDE, empresa, instituições de apoio (ISA, Origens Brasil, TNC, Synergia) e associações indígenas (AFP, ABEX, AMORERI e AITEX) na produção e comércio justo com transparência e rastreabilidade.

Organica Moda
A Orgânica Moda Regenerativa tem como missão conscientizar o consumidor sobre a importância da integração entre moda e sustentabilidade. Para isso, produzimos peças com tecidos orgânicos, produzidos de forma eco-friendly, de alta durabilidade.

Simbiose Ecosoluções
A Simbiose Ecosoluções é uma startup de engenharia ambiental, que atua com assessoria técnica e desenvolvimento de projetos nos pilares de: Bioeconomia, Economia Circular, Mudanças Climáticas e Cidades Sustentáveis.

PAC ÓLEO
Nós buscamos resolver o impacto causado pela poluição do óleo, 95 milhoes de litros de óleo vegetal são consumidos anualmente no estado do RJ e apenas 2% são oficialmente coletados, esse um problema enorme já que quando despejado nos ralos e pias o óleo pode causar entupimentos e grandes prejuizos economincos, 1 litro de óleo descartado incorretamente tem potencial de poluir cerca de 25 mil litros de água, também pode impermeabilizar o solo quando enviado para aterros sanitários ou lixões, emitir altas quantidades gás metano. Nós atuamos realizando a coleta desse resíduo de todos os tipos de clientes. Após essa coleta enviamos para empresas que vão realizar a reciclagem desse resíduo, que poderá ser transformado em biodiesel, glicerina, ração animal e diversos outros produtos.

Bio+Waste Oil Recycling
Somos um negócio de impacto Socioambiental, atuando na coleta de óleo de cozinha usado, evitando dessa forma que esse resíduo seja descartado de modo inadequado no meio ambiente, preservando rios, lagos, lagoas, nascentes, além de evitar o ocasionamento de enchentes em função da obstrução das redes de esgoto e águas pluviais.
Possuímos atualmente 84 pontos de captação de resíduos no Estado do Rio de Janeiro, com o potencial de escalar esses pontos para mais de 5.000 unidades.
Atuamos hoje num mercado onde apenas 3% de todo resíduo gerado é coletado.

Flori Tech
Desenvolvemos máquinas de coleta inteligente de resíduos recicláveis com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduo descartado incorretamente no meio ambiente. Já coletamos mais de 6ton de resíduos em poucos meses de operação.

RECICOTRON
A adesão de consumidores a estilos de vida sustentáveis é o principal desafio para a economia na agenda 2030.
A RECICLOTRON, startup nascida na UFF e acelerada pelo SEBRAE, desenvolveu uma tecnologia digital gameficada que engaja consumidores a realizar práticas sustentáveis como a reciclagem de lixo eletrônico e ao mesmo tempo incentiva o consumo consciente.
Produtos entregues nos PEVs valem RECICLOPONTOS para gastar numa rede de fidelidade de parceiros eco-conscientes. Assim, os consumidores descobrem que a reciclagem pode gerar um 14º salário, e permite experimentar novos produtos.

Spirulina/Pluralgae
A Pluralgae é uma empresa especializada em produtos e serviços a partir de microalgas. A empresa nasceu do doutorado da CEO, Mariana Monteiro Fortes. Engenheira Química e Doutora em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da UFRJ. Com essa experiência em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de biotecnologia, tecnologias verdes e especificamente microalgas, fundou a empresa em outubro de 2017. Em 2019 se associou ao Ariel Kozlowski, economista e empreendedor social. Unindo a experiência técnica na área com a formação administrativa e financeira do novo sócio, criando sinergia na elaboração dos futuros projetos e estruturação da empresa.

520 Negócios Ambientais / Plataforma de Serviços ecossistêmicos
Realizamos uma busca por serviços ecossistêmicos, apuramos sua demanda de mercado e lançamos em nossa plataforma.
Nesta plataforma estarão depositadas empresas que devem. aos seus acionistas e aos orgãos ambientais, compensação ambiental.
Nossa plataforma é digital e nossos clientes conversam de forma sigilosa.


01 DE SETEMBRO – 5ª feira

AUDITÓRIO

(haverá tradução simultânea)

10:00 Abertura, Presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim
11:00 Keynote Speaker- Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, Dr. Alexandre Alonso Alves.
14:00 – FIOCRUZ – Bioeconomia e sociobiodiversidade no contexto da Agenda 2030
– Valber Frutuoso, Assessor do Gabinete da Presidência
– Paulo Gadelha, Coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030
– Moderador: Valcler Rangel, coordenador de Relações Institucionais da Fiocruz 
14:30 – Cadeias de Valor da Bioeconomia
Apresentação de resultados do Programa Bioeconomia Brasil e Sociobiodiversidade
– Marcio Cândido, Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
– Marcelo Morales, Secretário de Pesquisa e Formação Científica, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
– Guilherme Gazzola, Prefeito de ITU, São Paulo
– Joseane Costa, Coordenadora Técnica e Executiva do Programa ArticulaFito / FIOCRUZ
– Frank Marthe, Pesquisador Instituto Julius Kühn (tbc)
16:00 – Desenvolvimento Rural / Clima / Carbono
– Jose Enrique Gracilazo, OCDE
– Cleber Soares, Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
– Nelson Rocha, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Rio de Janeiro
– Jaime Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Mato Grosso do Sul
– Fabio Passos, Head do Carbono Business, BAYER

SALA WORKSHOP

12:00 – SENAI e Bioeconomia
13:00 – A iniciativa TRABBIO – Transformação dos Resíduos de Biomassa em Materiais Manejáveis e Fontes de Energia
– Prof. Sabine Schlüter
– SIlvio José Elia Galvão, Diretor técnico da PESAGRO, RIO
14:00 – Workshop Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio
Coordenação Agrosuisse
– Gustavo Santa Clara Roque Da Mata, DUVERDE ECO SOLUÇÕES
– Lilian Aliprandini, Sócia – Diretora de Inovação, ACCETA
– Tom Vidal, VIDDENA
– Renata Costa, SICOOB – (tbc)
15:30 – O Mapa da Fome do Estado do Rio de Janeiro
Coordenação IFec
– Marcos Haddad, Economista do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFEC RJ)
– Pedro Peng Braga Yen, Coordenador da Pesquisa e Assessor do Sesc Rio
– Cida Pessoa, Coordenadora do Mesa Brasil, Sesc Rio
16:30 – Agroflorestas e conservação ambiental
Coordenação FIOCRUZ
– Keylah Borges, Articuladora regional do ArticulaFito no Sul e Sudeste do Pará

02 DE SETEMBRO – 6ª feira

AUDITÓRIO
(haverá tradução simultânea)

10:00 às 13:00 – GERMAN-BRAZILIAN BIOECONOMY WORKSHOP
– Workshop com a presença de representantes governamentais do Brasil e da Alemanha
13:40 Estratégias de Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Sustentável
– Cláudio Vilar Furtado, Presidente no INPI Brasil, Instututo Nacional da Propriedade Industrial
– Luis Fernando Samper, Gerente de Sustentabilidade para Indicações Geograficas na oriGIn / AL-INVEST Verde PI
Mariano Riccheri, Líder da Ação AL-INVEST Verde PI
14:30 Amazônia – Fronteiras e Horizontes
– Ismael Nobre,  Diretor Executivo do Instituto Amazonia 4.0
– Maritta Koch-Weser, Presidente Earth 3000 – Rainforest Business School
– Alida Belandi, Presidente da Guarany e Vice-Presidente do CEAL/Brasil – Conselho Empresarial da América Latina
– Fabio Calderaro, Diretor Executivo do Centro de Biotecnologia da Amazônia
– Vicente Schettini, Gerente SEBRAE Amazonas
16:00 – Segurança Alimentar – Inovação e Tecnologia
Diálogo de líderes, Moderação Ingo Plöger
– Ingo Plöger, Presidente do IPDES, Vice-Presidente da ABAG, Presidente do Capítulo Brasil CEAL (Conselho Empresarial da América Latina)
– Cida Pessoa, Coordenadora do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional Mesa Brasil, Sesc RJ
– Fernando Schwanke, Diretor de Projetos do IICA – Inter-American Institute for Cooperation on Agriculture
– Burkhard Hormann, CEO, Colossal Fish 
– Dominik Ewald, Fraunhofer, German Society for Food and Agriculture
– Tilman Schachtsiek, BMEL  

SALA WORKSHOP

10:15 – Aquicultura e Inovação
– Martin Halverson, Projeto ColossalFish Brasil, 
Fortalecimento da cadeia produtiva da macroalga,  Universidade Federal de Santa Catarina, EPAGRI
11:00 – Segurança Alimentar, Agricultura Familiar, Clima e Biodiversidade
Coordenação Mesa Brasil, Mesa no Campo
– Cida Pessoa, Coordenadora do Mesa Brasil, Sesc Rio
– Nathalia Miranda, Analista de Sustentabilidade, Sesc Rio
– CONAB (tbc)
12:20 – Projetos do Portfolio Verde – MCTI – Secretario Marcelo Meirelles
– Marcelo Gomes Meirelles, Secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos, MCTI
– Carlos André Marques, Diretor do Departamento de Estruturas para Viabilização Financeira e Projetos, MCTI
– Vanessa Montiel Ventura, Coordenadora-Geral de Estruturação de Projetos, MCTI
13:30 – Agricultura RJ – Pesquisa e Inovação – Agricultura de Baixo Carbono
Coordenaçao MAPA RJ
– Alex Alves dos Santos, EPAGRI
15:45 – Reunião AL-INVEST Verde PI e INPI
(encontro fechado para convidados)
 

03 DE SETEMBRO – Sábado

AUDITÓRIO

11:00 – Inovação e startups na economia verde: presente e futuro 
– Palestra de Abertura: Marcos Da-Ré, Fundação CERTI
– Jose Aranha, Professor Ecossistemas de Inovação, SENAC
– Exequiel Bunge Berg, CO-FOUNDER & CEO, growPack
– Marília Sant’Anna, Gerência de Projetos Estratégicos, SEBRAE RJ
12:15 – Orgânicos e Bioeconomia
– Rogério Dias, Presidente do Instituto Brasil Orgânico
– Fabio Ramos, Presidente da Agrosuisse
– Luiz Carlos Demattê, CEO da Korin Alimentos e presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica
14:00 – Estado do RJ / Cenários, Desafios e Oportunidades
Coordenação – Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico
15:00 – Oceanos / Economia do Mar
Coordenação IFeS
– Moderação: Renato Reggazi
– Vinícius Crespo, Diretor Executivo do IFeS
– Ana Asti, Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, SEA
– Águas do Rio (tbc)

SALA WORKSHOP

11:00 – Consumo Consciente e Relação consumidor x resíduos sólidos
Coordenação IFeS
– Marcos Haddad, Economista do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFEC RJ)
– Nadime Melloni, Analista de Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFEC RJ)
– Vinícius Crespo, Diretor Executivo do IFeS
12:30 – Turismo – Desafios e Oportunidades para o Rio de Janeiro
Coordenação Rio Vamos Vencer
– Manoel Browne, Diretor Executivo, Grupo Cataratas
– Sandro Fernandes, CEO, Bondinho Pão de Açúcar
– Marcelo Conde
14:00 – Alimentação Escolar / Hortas
Coordenação UNIRIO
15:20 – Negócios de Impacto Socioambiental e Soluções Baseadas na Natureza
Coordenação Geiza Rocha, Fórum de Desenvolvimento do Rio
17:00 – ENCERRAMENTO
Compartilhamento da página